Google+ Followers

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lesões traumáticas

Doenças congênitas e condições análogas

Paralisia cerebral

man in wheelchairA paralisia cerebral é uma lesão no cérebro (e por isso que o termo "cerebral" é usado), resultando na diminuição do controle muscular (paralisia). A condição geralmente ocorre durante o desenvolvimento fetal, mas também pode ocorrer durante a gravidez ou após o nascimento. Características comuns de paralisia cerebral incluem aperto ou espasmo muscular, movimentos involuntários, e prejudicou discurso. Casos graves podem levar á paralisia.

Muitas pessoas com paralisia cerebral são capazes de usar computadores, mas geralmente encontram dificuldade para usar um mouse. Os movimentos dos braços muitas vezes são demasiadamente irregulares e imprevisíveis para usar um mouse de maneira eficaz. Normalmente estas pessoas podem fazer uso de teclado, ou um teclado adaptado, embora mais lentamente do que indivíduos sem paralisia cerebral. Muitas vezes eles vão usar teclados com levantada em áreas entre as chaves, de forma a permitir-lhes dar a sua mão sobre a matéria suscitada e, em seguida, pressione para baixo os seus dedos sobre a tecla de que pretendem tipo. Regular teclados podem ser adaptados para este mesmo fim através da utilização de teclado superposições. Isto reduz a probabilidade de erros enquanto digita.

Distrofia Muscular

Distrofia muscular (DM) é uma doença genética em que os genes das proteínas musculares estão danificados. É caracterizada pela degeneração progressiva dos músculos. A Distrofia muscular pode afetar pessoas em qualquer idade, mas é mais comum em crianças. Indivíduos com leve DM podem viver uma vida normal, enquanto que os indivíduos com casos mais graves podem morrer durante a adolescência ou início dos 20 anos. A tecnologia de assistência utilizada pelos indivíduos com DM dependerá da gravidade da condição, mas geralmente incluem as mesmas tecnologias Já mencionadas (varinhas de cabeça, bastonetes para a boca, adaptações de teclado, software de reconhecimento de voz e etc.).

Esclerose mútipla

diagram of myelin cells surrounding the the axon of a nerve cellEm indivíduos com esclerose mútipla (EM), a mielina (uma camada de tecido adiposo que rodeia fibras nervosas) corrói, tornando as fibras nervosas incapazes de enviar sinais a partir do sistema nervoso central para os músculos do corpo. Os casos mais leves de EM pode resultar em um ou mais dos seguintes sintomas: tremores, fraqueza, dormência, caminhar instável, espasticidade, rigidez muscular, ou comprometimento da memória. Casos graves podem resultar em paralisia parcial ou completa. Nem todas as pessoas com esclerose mútipla têm experiências com todos os sintomas e, curiosamente, o mesmo indivíduo pode experimentar diferentes conjuntos de sintomas em momentos diferentes. Os tipos de tecnologias utilizadas são as mesmas que para as outras Deficiências motoras.

Espinha bífida

diagram of the protruding sac of spinal fluid and tissue in the vertebrae of an individual with spina bifidaA espinha bífida é uma condição congênita em que a espinha não conseguir fechar adequadamente durante o primeiro mês de gravidez. Isso faz com que a membrana ao redor da coluna vertebral saia por traz, resultando em uma protuberância visível, ou um saco nas costas do indivíduo. Nos casos mais graves, a coluna vertebral em si projetasse através desta abertura. Indivíduos que nascem com espinha bífida, provavelmente podem passar por experiências de dificuldades motoras e, possivelmente, a paralisia. Em alguns casos, o fluido pode acumular-se no cérebro, podendo também causar danos ao cérebro. Como resultado alguns indivíduos enfrentam dificuldades de aprendizagem e linguística.

Esclerose amiotrófica lateral (Doença de Lou Gehrig)

Também conhecida como "doença de Lou Gehrig", esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa que impede os neurônios de enviar impulsos para os músculos. Os músculos enfraquecem ao longo do tempo, e podem, eventualmente, afetar a condição dos músculos necessários para a respiração, resultando em morte. Os sintomas incluem lentidão e dificuldade de locomoção e movimentos, falar e comer. A grande maioria dos casos de ELA são devido a causas desconhecidas. Cerca de 5-10% dos casos estão relacionadas a razões genéticas. (Veja http://www.neurologychannel.com/als/ - link externo para mais informações.)

Artrite

two hands with advanced arthritis Artrite ocorre mais frequentemente em pessoas idosas, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens também. Muitas pessoas com artrite são capazes de usar um teclado e mouse, mas eles nem sempre possuem o controle motor suficiente para clicar em links pequenas com precisão, por exemplo. Muitas vezes, as pessoas com artrite não utilizar as tecnologias assistenciais em todas, mas algumas com artrite mais avançada podem utilizar um mouse trackball, softwares de reconhecimento de voz, ou pedais para os pés. As dores nas articulações podem causar fadiga, limitando a quantidade de tempo que a pessoa cai estar disposta a gastar em um computador realizando manobra com um mouse ou digitando num teclado.

Doença ou mal de Parkinson's

tremoring hand of an elderly personDoença de Parkinson (DP) é uma desordem do sistema nervoso central, que provoca tremores incontroláveis e/ou rigidez nos músculos. Indivíduos com casos avançados da doença de Parkinson podem não ser capaz de usar um mouse de maneira eficaz e alguns são incapazes de usar um teclado. As vezes a voz também pode ser afetada, de modo que um software de reconhecimento de voz não é uma boa opção, embora a maior parte das pessoas com DP possui voz facilmente compreendida. A Doença de Parkinson é mais provável de ocorrer mais tarde na vida, mas pode afetar indivíduos jovens também.

Tremor Essencial

Tal como Doença de Parkinson, tremor essencial (TE) é uma desordem nervosa que pode resultar em incontroláveis tremores. Tremor essencial afeta mais frequentemente a parte superior do corpo, tais como as mãos, braços, cabeça e laringe (o que torna a voz mais difícil de ser entendida).