quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sarna


O que é "Sarna"?

A sarna, chamada cientificamente de escabiose, é uma doença de pele que gera muita coceira e que é causada por um pequeno ácaro, parasita que escava a superfície da pele.

Como esta doença é transmitida?

Esta doença é transmitida através do contato com outra pessoa com sarna. O contato pode até ser muito rápido, mas normalmente é necessário contato prolongado ou repetido. Mais raramente, pode-se também adqüirir escabiose através de contato com locais ou roupas infectadas.

Só pessoas com maus hábitos de higiene estão sujeitas a esta doença?

Não; mesmo aqueles que são cuidadosos com sua higiene pessoal podem se contaminar com esta parasitose. O que ocorre é que estas pessoas não manifestam esta doença com a mesma intensidade. Nestes casos o diagnóstico pode até ser mais difícil.

Quais são os sintomas desta doença?

A sarna causa várias lesões de pele, pequenas, elevadas avermelhadas, que coçam muito. Acomete caracteristicamente algumas regiões do corpo: punhos, entre os dedos, ao redor das axilas, coxas, pênis, entre os dedos do pé, nos seios. A sarna raramente afeta a cabeça ou a face em adultos. A pessoa pode ser portadora de sarna por até 12 semanas antes que note qualquer coceira ou lesão na pele. A coceira nesta doença ocorre devido a uma sensibilização ao parasita e a seus produtos, e leva pelo menos 4 semanas para desenvolver-se. Durante este período um paciente pode estar infectado com sarna sem quaisquer sintomas e transmitir esta doença para outros.



Agente da sarna no microscópio.

Bebê com lesões induzidas pela sarna

Escavações feitas pelo parasita na mão.

Como é feito o diagnóstico?

Além do aspecto das lesões, alguns dados da história podem sugerir este diagnóstico:
- adulto jovem em contato próximo com mais alguém que esteja se coçando.
- idosos internados ou em um asilo.
- avós ou pais de crianças que estão se coçando.
- crianças da mesma classe que estejam se coçando.

O parasita responsável pela doença pode ser encontrado em um raspado da pele em ate 50% dos casos, quando examinamos este material ao microscópio.

Esta doença é transmitida por animais?

O agente da sarna não é totalmente específico: pode haver infecçao humana pela espécie que afeta os animais. Porém esta infecção é de curta duração e pouco importante.

Qual o tratamento?

Para pacientes adultos, pode ser realizado tratamento oral com um medicamento recente chamado ivermectina (também conhecido como Revectina - marca registrada). O tratamento mais tradicional e barato para a sarna é realizado através da aplicação na pele de uma loção contendo por exemplo um dos seguintes produtos:
- benzoato de benzila
- permetrina
- monossulfiram

Embora o parasita causador da sarna não sobreviva mais que 24 horas fora da pele humana, é aconselhado que em cada dia de tratamento para a sarna deva ser também realizada lavagem de toda a roupa de cama, assim como daquela de uso pessoal. Estas roupas devem ser colocadas em água fervente ou passadas com ferro bem quente.
A maior parte das pessoas melhora muito após alguns dias de tratamento, mas pode levar até 4-6 semanas para que a coceira e as lesões desapareçam. Para reduzir as chances que ocorra falha no tratamento, é importante tratar todos os que moram na mesma casa que a pessoa afetada, mesmo que não estejam se coçando.