A avitaminose é uma enfermidade gerada pela carência de vitaminas. É classificada segundo a vitamina em falta, embora, algumas vezes, tenha nome próprio.
Classificação
Beribéri
É causado pela deficiência da vitamina B1;
Apresenta como sintomas fraqueza muscular e dificuldades respiratórias;
Além disso o beribéri pode dar origem a uma cardiomiopatia, doença no coração;
O tratamento é simples e só necessita de ingestão da vitamina B1 em quantidade adequada. Se o caso for mais grave é necessário uma intervenção fisioterapêutica cardio-respiratória, devido ao encurtamento muscular;
Os alimentos ricos em vitamina B1 (tiamina) são: cereais em grão, leite, ovos e legumes verdes.
Escorbuto
É causado pela deficiência da vitamina C;
Apresenta lesão da mucosa intestinal, com hemorragia digestiva, sangramento das gengivas e enfraquecimento dos dentes;
Pode ainda apresentar complicações em outros tecidos do corpo, com incidência de hemorragias, além da perda de peso e dores nas articulações
O tratamento é feito à base da alimentação rica em legumes e vegetais frescos e na ingestão de vitamina C
Os alimentos ricos em vitamina C são: agrião, limão, morango, laranja, couve, acerola, abacaxi.
Hemeralopia ou Nictalopia
É causado pela deficiência da vitamina A no organismo. Também é conhecida como cegueira nocturna;
Trata-se de uma doença degenerativa da retina e sua principal característica é o aparecimento de pigmentos negros na região do fundo dos olhos. A pessoa afectada não consegue enxergar à noite em locais com pouca luminosidade.
Os alimentos ricos em vitamina A são: espinafre, cenoura, salsa, fígado, leite, queijos gordurosos, couve, sardinha, batata-doce...
Por isso para evita-la é importante ingerir alimentos que contenham vitamina A.
Os alimentos ricos em vitamina A são os vegetais verdes e amarelos, e produtos de origem animal como ovos, leite e fígado.
Xeroftalmia
É uma avitaminose causada pela deficiência do retinol (Vitamina A);
Ela é caracterizada pela baixa produção de lágrimas, ou seja, a secagem da córnea que provoca secreções nos olhos e dificuldade de visão;
Se não for tratada devidamente pode apresentar úlceras e infecções bacterianas na córnea;
O tratamento é feito através de uma dieta rica em vitamina A e também pode haver o uso de pomadas ou colírios contendo antibióticos. Se a doença não for devidamente tratada pode resultar em cegueira permanente.
Os alimentos ricos em vitamina A são os vegetais verdes e amarelos, e produtos de origem animal como ovos, leite e fígado.
Pelagra
É causado pela deficiência da vitamina B ou vitamina PP (niacina);
Os sintomas iniciam-se com dermatites, que são inflamações na pele, seguidos por diarreias;
Se não for tratado a tempo, o pelagra pode afectar o sistema nervoso central e causar demência no portador; Também pode causar perturbações digestivas
O tratamento deve ser feito através da administração de alimentos ricos em vitamina PP e além desses a ingestão de mel de abelha, fibras, extractos de Aloé Vera e sais minerais.
Os alimento ricos em vitamina PP são: feijão, lentilha, abacate, frango, peixes, ovos e farinha integral.
Raquitismo
É causado pela deficiência da vitamina D no organismo;
Não tem relação com crianças raquíticas e subnutridas e sim com a falta de exposição ao sol e ingestão de vitamina D. Os ossos tornam-se dolorosos e moles e curvam-se facilmente, pois o sangue contém uma concentração baixa de fosfato e uma quantidade inadequada da forma activa da vitamina D.
O tratamento deve ser feito com a administração de vitamina D e cálcio, e em alguns casos o uso de suplementos vitamínicos ao mesmo tempo.
Os alimentos ricos em vitamina D são: alimentos de origem animal: fígado, leite, peixes gordos.
Queilose
Doença causada por falta de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B2;
Pode causar ardência, dor e secura nos cantos da boca. Em casos mais desenvolvidos estas fissuras nos cantos da boca podem apresentar pus;
Cura-se a doença com a administração de medicações nos locais da lesões, e deve-se evitar alimentos e bebidas ácidas para que não haja maiores irritações. Também é necessária a ingestão de vitamina B2.
Os alimentos ricos em vitamina B2 são: cereais em grão (ervilhas, couve, arroz, aveia, cevada, trigo...)
Anemia
A anemia é a falta de hemoglobina no sangue, ou seja, há uma deficiência na oxigenação dos tecidos do corpo. Pode ser causada por vários aspectos, dentre eles os mais comuns são a falta de vitamina B12 e Ferro.
Os principais sintomas são fadiga, palidez, cansaço, fraqueza, vertigens e nos casos mais graves pode ocorrer taquicardia.
A cura da anemia se dá com a administração de ferro e vitamina B12 na alimentação ou através de suplementos. Nos casos mais crónicos é comum os médicos receitares medicamentos mais específicos;
Os alimentos ricos em vitamina B12 são: carnes vermelhas, ovos, fígado e leite.
Tratamento
Normalmente é recomendado tomar a par com uma alimentação equilibrada um polivitaminico pelo menos duas vezes por ano.
Em caso de dúvidas ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico.