sábado, 12 de dezembro de 2009

Saúde


TECNOLOGIA E SAÚDE PERFEITA

Desde os primórdios de nossa criação evoluímos de um organismo unicelular para uma criatura de potencial ilimitado.Hoje, nos encontramos no limiar de descobertas cada vez mais ousadas. Porém, na natureza, tudo é precedido pela descoberta que se dá dentro da mente humana.Podemos dizer que a qualidade de nossa mente é diretamente proporcional à qualidade do mundo que construímos. O médico Deepak Chopra, 2004, p. 129, diz que "a tecnologia criada para o lazer vem do desejo de deixar o corpo confortável e as pesquisas surgem da insatisfação pelas limitações". Afirma ainda que "todo desejo encontra um meio de se realizar, porque desejo e ação, surgem ao mesmo tempo".

Hoje desejamos saúde perfeita e longevidade. Mas, o que precisamos descobrir para alcançar esse fim? No passado, voltamos nossa atenção para a tecnologia médica e foram obtidos excelentes resultados. Foram erradicadas diversas doenças infantis; aprendeu-se a evitar a dor e com isso foram abertos campos para as técnicas cirúrgicas modernas, entre outras conquistas, que ajudou a prolongar a vida humana. Se nossa sociedade ainda padece de males físicos, talvez seja necessário, então, voltar à atenção para outro fato.

Vale lembrar um fato facilmente observável é que há pessoas que conseguem viver mais e melhor. O psicólogo e pesquisador Abraham Maslow, estudou indivíduos bem sucedidos, pessoas que tinham inegável capacidade de pensar, escrever, pintar ou administrar grandes corporações. Ele estava interessado no "homem interior". Marlow percebeu que aquelas pessoas eram muito mais saudáveis, felizes e sábias do que o normal. Eram abertas para a vida e tinham certeza de criar o próprio destino. Esses indivíduos acreditavam no valor do self.

Denota, então, que sempre quando deparamos com um obstáculo externo, devemos primeiramente, buscar a solução dentro de nós mesmos.

O mais importante é se encararmos de maneira positiva, nosso corpo e nossa mente trabalharão juntos para manter a saúde. Nas palavras de Marlow, "esse tipo de indivíduo sabe intuitivamente o que é bom para ele. As decisões que toma espontaneamente têm a mesma eficácia que teriam se fossem planejadas".

Esses indivíduos têm em comum a crença de que criam alguma coisa. Que o mundo material não lhes oferece nenhum prazer que se iguale aos instantes de "êxtase", nos quais experimentam a liberdade interior e a criatividade. Esses momentos especiais acontecem em quantidade suficiente para torná-las seres humanos extraordinários. De acordo com Marlow, além de criativos e alegres esses são instantes de perfeita saúde.

Conclui-se que quando a sociedade se elevar ao nível das melhores pessoas que já produziu, a saúde perfeita se tornará uma realidade. É correto afirmar que, não progrediremos enquanto não admitirmos que há um plano superior à vida comum. Todos têm a possibilidade de atingir um plano superior sem esforço nem sacrifício.

Para tal é preciso pouco mais que mudar o conceito de normalidade. Como diz Marlow:"é preciso apenas aprender a controlar os momentos de êxtase, para que eles aconteçam todos os dias". Marlow descobriu que os indivíduos sintonizados com o seu self se dispõem a aceitar o mundo e tendem a se sentir desligados das próprias reações.

Se nos envolvermos demais com as próprias dificuldades, todo o resto desaparecerá. Ao contrário, se aceitarmos como um fato da vida e acreditarmos que tudo acabará dando certo, um mundo mais amplo abrir-se-á diante de nossos olhos.

Para ser um expert em qualquer assunto, é necessário muito estudo e treinamento. E para vivermos em êxtase permanente e encontrarmos o estado de perfeita saúde, não fugirá à regra. Termino essa mensagem com um questionamento: Como evoluirmos permanentemente em busca da saúde perfeita?

Correção da mama





O que é a mamoplastia de aumento com protese de silicone ?

As melhores indicações

Mamoplastia de aumento-prótese de silicone

Riscos

Planejar a cirurgia

Preparar a cirurgia

Recomendações pré-operatórias

Onde a cirurgia será realizada

Anestesia

A Cirurgia

Implante de prótese de silicone

Depois da Cirurgia

Cicatrizes

Recomendações Pós-operatórias

Quando voltar as atividades normais

A nova consistência e o volume das mamas

Conheça a Técnica

Implante de prótese de silicone

O QUE É A MAMOPLASTIA DE AUMENTO COM SILICONE


A Mamoplastia é uma cirurgia para correção da mama. Pode ser utilizada com finalidades estéticas, ou para tratamento de doenças graves.
A Mamoplastia de Aumento é utilizada para mulheres que sentem que seus seios são pequenos e desejam que sejam aumentados.
A estética da mama responde a costumes étnicos, sociais e culturais. Há não muitos anos, no Brasil as mulheres solicitavam a diminuição do volume do seio, quando a aspiração do inconsciente coletivo estético era o de mamas com pequenas proporções, seguindo a cultura francesa. Já nesta mesma época nos EUA, a aspiração era por mamas de grande volume, algumas de sensualidade até duvidosa, que pareciam mesmo anormalidades, dado seu gigantismo. Nos anos recentes, se observou uma rápida e marcante diferença no Brasil, quando as mulheres começaram a solicitar aumento da mamas, não nas proporções americanas, mas em volumes inimagináveis na década anterior. O que era defeito passou a ser aspiração.
É preciso ter muito cuidados, e não propor ao cirurgião exageros nestas técnicas de correção, prevendo a sazonalidade da moda, que muda rapidamente seguindo a velocidade do processo de comunicação da aldeia global.


Com o passar dos anos, fatores tais como gravidez, amamentação, e a força de gravidade criam um custo para a forma dos seios da mulher. Enquanto a pele perde sua elasticidade, os seios freqüentemente perdem sua forma e firmeza e começam a cair. O lifting do seio ou mastopexia é um procedimento cirúrgico para elevar os seios e recuperar sua forma. Nenhuma cirurgia pode permanentemente controlar os efeitos da gravidade, mas por muito tempo se pode manter os resultados. Associando o procedimento ao uso de próteses, os resultados podem ser mantidos ainda por mais tempo.

A Mastopexia pode também reduzir o tamanho da aréola, a pele mais escura que cerca o mamilo. Se os seios são pequenos ou se perdeu volume, por exemplo, depois da gravidez, o implante de silicone inserido em conjunção com o lifting / mastopexia pode aumentar ambos, tanto a firmeza como o tamanho . Os resultados melhores normalmente são alcançados em mulheres com seios pequenos com pouca queda. Os seios de qualquer tamanho podem ser levantados, mas os resultados duram mais nos menores , porque pesam menos e sofrem menos os efeitos da gravidade. Para esta situação, quando se deseja apenas diminuir o tamanho dos seios ou corrigir a ptose (queda) a técnica utilizada é a Mamoplastia Redutora e a Mastopexia


AS MELHORES INDICAÇÕES


Nestas informações procuraremos passar com clareza todas as questões envolvidas neste tipo de procedimento, para que o candidato a cirurgia tenha segurança no procedimento que irá realizar. Entretanto, estas informações não substituem a consulta médica clássica que deve ser o início de qualquer tratamento médico, por doença ou por estética. Por outro lado, colocamos com clareza todas as vantagens e riscos envolvidos com o procedimento. A noção do que seja risco é importante. Ter risco, não significa que um problema vai ocorrer com certeza, e sim que pode ocorrer em um pequeno número de situações, que com cuidado e atenção do médico e do paciente pode ser diminuído a números muito baixos. Ter esta noção exata controla emoções e mitos dando segurança no ato médico, para o paciente e para o cirurgião. Entretanto o conhecimento de todos os envolvimentos de cada ato cirúrgico, deve não trazer medo e sim segurança no que vai ser feito. As informações que oferecemos aqui ajudam a compreender as generalidades do procedimento, mas repetimos, não substitui uma consulta clássica, que deve ser feita com o Cirurgião Plástico da Clínica Naturale, que confirmará a indicação e dará perspectivas do resultado. Muito destes resultados dependem do encontrado em cada paciente e uma expectativa realista é o melhor a se obter nestes tratamentos estéticos.
Os melhores candidatos para uma cirurgia plástica de mama são pacientes fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis, e realistas em suas expectativas, que pretendem uma melhora de sua aparência com a Mamoplastia, e não consideram que uma cirurgia vá mudar toda a sua vida.
A Mamoplastia pode melhorar a aparência e a sua autoconfiança, mas não mudará a sua posição no mundo e nem as coisas serão diferentes por causa de uma cirurgia. O mundo pode ser mudado para você por você, e a cirurgia plástica pode lhe ajudar a se sentir bem melhor, e você estará bem melhor, mas felizmente continuará sendo você, mas você melhor. Antes que você decida pela cirurgia, pense cuidadosamente sobre suas expectativas e as discuta com o cirurgião.


MAMOPLASTIA DE AUMENTO - PRÓTESE DE SILICONE


O aumento do seio pode ser obtido com o implante de uma prótese, de silicone mais amplamente utilizado ou de sal. Houve durante um período suspeitas sobre os riscos associados ao uso da prótese de silicone, e associações com doenças crônicas. Isto incorreu numa diminuição no entusiasmos de pacientes e cirurgiões por este tipo de prótese. Entretanto, felizmente estas suspeitas não foram confirmadas, e as próteses de silicone passaram a ser utilizadas amplamente, novamente, por serem as melhores. Novos estudos são realizados procurando estabelecer possíveis riscos, mas até o momento nada há que contra-indique seu uso, que está liberado em amplas partes do mundo, incluindo o Brasil.
O Implante pode ser colocado sob o tecido mamário, ou sob o músculo peitoral, várias vias de acesso são utilizadas para colocar o implante, através das aréolas, através da base da mama, ou transaxilar. Cada técnica pode ser utilizada em casos específicos e tem vantagens e desvantagens que deverão ser analisadas com o cirurgião.
O Cirurgião da Clínica Naturale acompanha o desenvolvimento científico mundial, e estará sempre pronto para esclarecer suas dúvidas, baseado nas evidências científicas mais recentes.


RISCO


O aumento do volume dos seios é um procedimento relativamente seguro. Mas como com qualquer operação, há riscos associados com a cirurgia e complicações específicas associadas com este procedimento.
Um problema é a retração capsular, uma reação do tecido na cicatriz ou ao redor do implante. Pode ser um incômodo que requer correção cirúrgica e em situações mais extremas a remoção do implante. É uma retração exagerada da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Alguns casos estão sujeitos a tal retração; entretanto, se isto ocorrer, as próteses poderão e deverão ser retiradas, através das mesmas cicatrizes. Em caso de utilização de próteses infláveis, poderá ocorrer, em poucos casos, certo esvaziamento, o que determinará na reavaliação do caso. Pelo fato das próteses infláveis desenvolverem apenas uma tênue cápsula fibrosa que raramente levam ao endurecimento da mama, em alguns casos pode-se sentir a presença da prótese, palpando-se levemente as mamas. Em caso de esvaziamento, esta palpação poderá ser mais acentuada. Posteriormente, ambos, cirurgião e paciente, poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses, um diferente plano de introdução ou outra conduta que melhor se adapte ao caso. A retração da cápsula ou o esvaziamento da prótese, nunca refletem imperícia do cirurgião, mas sim, um comportamento reacional atípico do organismo das pacientes, devido à presença das próteses de silicone.
Não cabe ao cirurgião qualquer responsabilidade em gastos futuros com reintervenções que porventura sejam necessárias, decorrentes de retrações capsulares, endurecimento das mamas, rupturas tardias das próteses ou seu eventual esvaziamento. Presentemente o número de retrações de cápsula diminuiu bastante, devido ao advento de inovações técnicas introduzidas na cirurgia plástica.
Como com qualquer procedimento cirúrgico, sangramento excessivo seguindo a operação pode causar algum inchaço e dor. Se o sangramento excessivo continua, pode ser necessário controlar o sangramento por uma nova cirurgia e remover o sangue acumulado.
Uma porcentagem pequena de mulheres pode desenvolver uma infecção ao redor de um implante. Isto pode ocorrer em qualquer tempo, mas é mais freqüentemente visto dentro de uma semana depois da cirurgia. Em alguns casos, o implante pode necessitar ser removido durante meses até que a infecção ceda. Um novo implante pode ser então inserido.
Algumas mulheres relatam que os seus mamilos tornam-se supersensíveis. Em outros casos podem se tornam um pouco entorpecido, como se estivesse um pouco anestesiado. Estas alterações normalmente desaparecem dentro de pouco tempo, mas pode ser permanente em alguns pacientes.
Não há nenhuma evidência que implantes mamários afetarão a fertilidade, a gravidez, ou sua capacidade de cuidar de uma criança. . Se, entretanto, teve um bebê há pouco tempo antes da cirurgia, você pode produzir leite por alguns dias depois de cirurgia. Isto pode causar algum incômodo, mas pode ser tratado com medicamento prescrito por seu médico.
Ocasionalmente, felizmente raramente, os implantes podem perfurar. A ruptura pode ocorrer como resultado de ferimento ou da compressão exagerada e movimentos muito fortes. Se for um implante de substância salina, o sal é rapidamente absorvido pelo corpo sem causar maiores problemas. E a prótese pode ser refeita. No caso de implantes de silicone, a correção deve ser feita tão logo seja diagnosticada, para evitar que o silicone seja espalhado, O silicone é um material bio-compatível, e mesmo que uma pequena parcela não seja retirada, é assimilada pelo organismo, e outro implante pode ser colocado. Normalmente o silicone, por ser espesso não migra em grande quantidade, ficando ao redor da prótese, embora uma pequena porção possa migrar. No caso do implante de silicone, uma confiança grande na qualidade da prótese é extremamente importante, para evitar este problema.
Houve uma suspeita de que as próteses mamárias podiam se associar as doenças tipo reumatismo. As evidências iniciais não foram confirmadas e as próteses liberadas, mas estudos continuam principalmente nos EUA.
Não há evidência de associação de prótese de mama ao câncer de mama, entretanto a presença de um implante pode deixar a mamografia, um importante exame para a detecção de câncer de mama, menos apurado. Realizar os exames de rotina em um centro capacitado para a mamografia em pessoas que portam prótese de silicone é um medida de segurança importante.
A maioria das mulheres que se submetem ao implante de silicone nos seios ou cirurgias redutoras e lifting não apresenta estas complicações, entretanto estas possibilidades devem ser discutidas com o cirurgião antes do procedimento, para que seu conhecimento traga a necessária tranqüilidade para o paciente. O Cirurgião conhece estas possibilidades e tudo faz para prevenir. A ocorrência de uma complicação fica no imponderável que acompanha não só os atos cirúrgicos, mas tudo que se diz respeito a nossas vidas.


PLANEJE A CIRURGIA


A consulta inicial com o cirurgião plástico é muito importante. O cirurgião ouvirá sua história médica completa, então avaliará seu caso tanto do ponto de vista da cirurgia proposta, como do ponto de vista clínico. Solicitam então avaliações de especialistas como cardiologista, anestesista e outros clínicos se necessário, e complementa tudo com exames laboratoriais. Assim estará pronto para proporcionar todas as informações que você precisa sobre resultados esperados e riscos envolvidos com o procedimento. Não deixe de informar ao cirurgião se tem qualquer alergia; se toma vitaminas, medicamentos (mesmo os mais simples), se utilizam álcool ou outras drogas, e se fuma. No período que antecede a cirurgia, não deixe de informar o cirurgião se tomou algum medicamento, mesmo os mais simples, como a aspirina e antiinflamatórios. A aspirina, como exemplo, pode alterar a coagulação sanguínea por períodos de até 11 dias seguindo-se a tomada de um único comprimido.
Boa comunicação entre você e seu médico é essencial. Em sua consulta inicial, o cirurgião perguntará sobre as correções que você gostaria de fazer em sua mama, o volume desejado, respeitará a sua decisão, mas opinará segundo sua experiência no que é mais harmônico para seu caso, evitando correções desproporcionais que possam vir a ser ridículas um dia. Vai discutir as possibilidades com você, dentro do que a medicina pode oferecer, esperando que a sua expectativa se adapte a realidade do possível. Ele também explicará os fatores que podem influenciar o procedimento e os resultados.
O cirurgião também explicará as técnicas e a anestesia que usará o tipo de hospital onde a cirurgia será executada, os riscos e custos, e quaisquer opções envolvidas que você possa ter.
Dependendo de sua idade e história familiar, seu cirurgião pode requerer uma mamografia prévia à cirurgia, (radiografia de seio).


PREPARAR A CIRURGIA


O cirurgião lhe dará instruções específicas em como se preparar para a cirurgia, que incluem orientações em relação à alimentação, bebidas, fumo, e evitar certas vitaminas e medicamentos e manter o uso de outras. Siga cuidadosamente as instruções que ajudarão sua cirurgia a correr perfeitamente.
Você deve solicitar que alguém o acompanhe no dia da cirurgia e deve se preparar para afastar das atividades pelo número de dias que o cirurgião lhe informará.
Se você fuma, deve evitar o hábito pelo menos 2 a 3 semanas antes do procedimento. E só voltar depois de 2 a 3 semanas (quem sabe se neste momento em que você cuida de sua auto-estima, não realiza este ato de amor extremado por si mesmo e pelos outros em sua volta, que é parar definitivamente de fumar)
Evite exposição solar intensa antes de cirurgia.
Mantenha uma dieta equilibrada com muitas fibras no período que antecede a cirurgia.
Infecções, como gripe e resfriados adiam a cirurgia, assim como infecções da pele da face
Os dias necessários para o afastamento devem ser considerados após a consulta médica, O número de dias dependerá do procedimento.


Recomendações Pré-operatórias para a Mamoplastia de Aumento - Prótese de Silicone (são um modelo básico, mas cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso

1) Compareça ao hospital ou day hospital no dia e hora marcados com seu cirurgião
2) Qualquer anormalidade que porventura ocorra em seu estado de saúde deve ser comunicada, mesmo as mais simples, como gripes, infecções, infecções de pele na área em que será realizada a cirurgia, etc. O período menstrual também deve ser comunicado porque vai adiar a cirurgia. Marcar a cirurgia longe do período menstrual vai evitar que a cirurgia seja suspensa se houver o adiantamento
3) Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito exageradas nas vésperas da cirurgia
4) Obedeça à orientação de jejum dada pelo seu médico
5) medicamentos para emagrecer devem ser suspensos no mínimo 10 dias antes, comunique seu cirurgião quais são, o anestesista e converse com o clínico que os prescreveu sobre a suspensão.
6) Venha para o hospital ou day hospital acompanhado de um familiar ou pessoa de seu relacionamento.
7) Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 4 dias.

ONDE SUA CIRURGIA SERÁ EXECUTADA


Geralmente a cirurgia de Mamoplastia, é realizada em regime ambulatorial para os procedimentos menores, ou pernoitando no hospital ou day hospital para os maiores, o que significa que a internação prolongada não é necessária.
Utilizamos um Day Hospital, que é uma clínica com todos os equipamentos necessários para o bom resultado com a necessária segurança para o procedimento. O Day Hospital é um local tranqüilo, onde cirurgias semelhantes são realizadas.
Para pacientes que apresentam problemas mais graves de saúde associados, opcionalmente pode se escolher um hospital geral. Quando o procedimento for grande também preferimos o hospital geral. Pode ser utilizada a anestesia geral, mas a técnica de anestesia local com sedação também pode ser utilizada em casos selecionados.
Em cirurgias de maior porte, a internação hospitalar por 1 dia ou 2 pode ser mais segura e mais confortável para o paciente que retornará para casa mais recuperado.

A Day Clinic de um hospital geral também é uma boa opção.

Conheça os Hospitais e Day Hospital utilizados pela equipe de Cirurgiões da Clínica Naturale.


TIPOS DE ANESTESIA
Na maior parte das cirurgias são u

tilizadas a anestesia geral, mas a técnica de anestesia local com sedação também pode ser utilizada em casos selecionados.


A CIRURGIA


IMPLANTE DE PRÓTESE DE SILICONE
O método de inserir e posicionar o implante dependerá de sua anatomia e da recomendação do cirurgião. A incisão pode ser feita na dobra inferior dos seios, ao redor da aréola (a pele escura que cerca o mamilo), ou na axila. Grande esforço será despedido pelo cirurgião para que as cicatrizes sejam mínimas e com o melhor aspecto possível. O cirurgião vai criar uma bolsa, na região posterior da glândula mamária, ou retro muscular. A prótese mamária será colocada nesta bolsa, sob os mamilos, o que provocará a desejada protrusão dos seios e dos mamilos.
A colocação atrás do músculo, entretanto, pode ser um pouco mais dolorida no pós - operatório do que a colocação retro glandular.
A melhor alternativa será discutida com o cirurgião antes da cirurgia. assim como o tipo de acesso, que está relacionado com os hábitos do paciente. Por exemplo, o acesso axilar é o que tem a cicatriz menos visível, entretanto, não é aconselhável para pessoas que praticam esportes vigorosos, como musculação ou natação, porque nestes casos a prótese pode se mover.
A cirurgia normalmente leva de uma a três horas.


DEPOIS DA CIRURGIA
Pode haver dor por 1 dia ou dois que é controlada com analgésicos prescritos pelo cirurgião
Após alguns dias, os curativos são removidos e é orientado o uso de um soutien cirúrgico, especial. Deve ser utilizado como orientado pelo cirurgião. Você também pode experimentar uma sensação de ardência nos mamilos por aproximadamente duas semanas, mas isto diminuirá progressivamente.
Os pontos serão retirados em 7 a 10 dias.

Alguns cirurgiões localizam as cicatrizes no pólo inferior da mama e no sulco formado entre a mama e o tórax. Outros, na área da aréola, e até mesmo na axila. Desde os primeiros dias pós-operatórios poderá ser usado um "decote bastante generoso", pois, as cicatrizes ficam bastante disfarçadas. Com o decorrer do tempo), as cicatrizes vão ficando menos visíveis. Felizmente, esta cirurgia permite-nos colocas as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes infalivelmente passarão:
PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30ºdia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como se inicia uma mudança de cor, da mesma, passando para mais escuro (do vermelho para o marrom) que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois, o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período.
Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser avaliada, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe são feitas uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara não tendem a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto, entretanto, não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes, como já o dissemos nos facilitará o prognóstico cicatricial, assim como a análise de eventuais cicatrizes prévias.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida com o seu cirurgião, que fará a avaliação do estado em que se encontra a cicatriz.


Recomendações Pós-operatórias para a mastectomia de Aumento - Prótese de Silicone (são um modelo básico, mas cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso

1) Seguir rigorosamente as orientações dadas pelo cirurgião, qualquer dúvida deve ser comunicada de imediato
2) Evitar esforços nos 8 primeiros dias.
3) Não movimentar os braços em excesso. Obedeça às instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar, relativas à movimentação dos membros superiores ou massagens.
4) Evite molhar o curativo, até que seja autorizada a fazê-lo.
5) Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, e curativos nos dias indicados
6) Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar. Movimente os pés com freqüência em um movimento parecido com o acelerar de um carro.
7) Não se exponha ao sol ou friagem, até 2ª ordem.

8) Alimentação normal (salvo casos específicos que receberão a devida orientação), a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).

9) Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de olvidar-se que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos. 10). Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com seu cirurgião plástico, e somente com ele, as suas eventuais dúvidas.


QUANDO VOLTAR AS ATIVIDADES NORMAIS


É possível retornar ao trabalho dentro de alguns dias, dependendo do nível de atividade necessária.
Siga as orientações do cirurgião em quando recomeçar os exercícios e as atividades normais. Os seus seios provavelmente serão sensíveis se receber estímulos por duas a três semanas, então, deve se evitar contato físico. De 3 a 4 semanas depois do procedimento, os seus novos seios já estarão voltando à normalidade, e ocupando uma nova posição estética em sua harmonia corporal.

As novas mamas em relação ao tamanho e consistência terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois se dispõe de vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A mama, assim operada, passará por vários períodos evolutivos:
PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste Período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda estão aquém do resultado planejado. Lembre-se desta observação: //NENHUMA MAMA SERÁ "PERFEITA" NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO//.
PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês - Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. São características deste período um maior ou menor grau de "inchaço" das mamas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição (ver item 1º). Apesar da euforia da maioria das pacientes, já neste período, costumamos dizer às mesmas que seu resultado ficará melhor ainda, pois, isto será a característica do período tardio.
PERÍODO TARDIO: Vai do 3º até o 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.) É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida. O equilíbrio entre ambos varia de caso para caso. Vai do 3º até o 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.) É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida. O equilíbrio entre ambos varia de caso para caso.
Apesar de o resultado imediato ser muito bom, somente na fase mencionada como "período tardio" é que as mamas atingirão sua forma definitiva.
O seu ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que aquele especialista controle seu aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema de a nova gravidez interferir no resultado, já que a cirurgia é realizada habitualmente "fora do tecido mamário".
Mamografias de rotina devem ser realizadas pelas mulheres em que haja a indicação em centro acostumado com a mamografia em portadores de próteses.


A TÉCNICA

Mamoplastia de aumento - a prótese de silicone





Cirurgia para aumento de seios é realizada para corrigir diferenças de tamanho entre os seios e para melhorar a aparência corporal. seguindo tendências socio - culturais muito firmemente enraizadas no inconcisnte coletivo que determina as noções de beleza feminina



As incisões para realização da cirurgia são realizadas para manter as cicatrizes o mais escondido possível. a introdução da prótese de silicone pode ser feita através de uma cicatriz na axila, na região da aréola ou na dobra inferior dos seios junto ao corpo

lordose


Desvios Posturais

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.
Lordose

É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).

A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.
Cifose

É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
Escoliose

É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.

Estudos mostram que na posição sentada a pressão nos discos é maior que na posição de pé (Posição Ortostática).

Esta pressão aumenta ainda mais quando nos sentamos de maneira ERRADA, por exemplo com a Lordose Lombar aumentada ou diminuída exageradamente..

Lordose Lombar

O aumento da Lordose Lombar (Hiperlordose) causa um desequílibrio mecânico na coluna um dos principais responsáveis pela Dor na Coluna

Mulher Grávida: Aumento da Lordose Lombar
A) Aumento da Lordose Lombar

DOR NAS COSTAS da mulher grávida é causada principalmente pelo aumento da LORDOSE LOMBAR que aparece devido ao aumento da barriga.

Este aumento desvia para frente o centro de gravidade da coluna. Esta postura sobrecarrega músculos ligamentos e discos.
O QUE É HERNIA DE DISCO E DOR CIÁTICA?

Durante a inclinação lateral do corpo ou quando exercemos um movimento de torsão, a pressão nos DISCOS também é anormal e assimétrica causando uma deformação no próprio DISCO e uma mudança de posição das FACETAS ARTICULARES.

Se o movimento for brusco e não estivermos preparados para executá-lo (por exemplo tentar defender uma bola difícil num jogo de tênis; um escorregão, uma queda de "mal jeito", pegar um peso de maneira errada) estas estruturas são solicitadas anormalmente podendo causar desde PEQUENOS TRAUMAS NO DISCO OU ATÉ UMA RUPTURA DO SEU ANEL FIBROSO. As cartilagens das facetas também sofrem microtraumas.

Há um consenso na comunidade cientifica que estes pequenos traumas produzem minirupturas e que essas minirupturas são uma das principais causas de DOR NAS COSTAS.

A) Anel fibroso não rompido, B) Anel fibroso rompido
A) Anel fibroso não rompido
(PROTUSÃO DISCAL)
B) Anel fibroso rompido
(HÉRNIA DISCAL)

Portanto a cada crise de DOR que uma pessoa tem durante a sua vida corresponde a uma destas rupturas.
Após várias rupturas o anel fibroso fica mais fraco e se dilata produzindo uma PROTUSÃO DISCAL (HÉRNIA DISCAL).

Esta protusão comprime o NERVO que está próximo. Na coluna lombar isto acontece principalmente com os discos entre as duas últimas vértebras lombares, e neste caso o nervo comprimido é o nervo CIÁTICO que está próximo. Esta compressão produz a DOR CIÁTICA. Esta DOR começa em uma das nádegas e se irradia para a parte de trás da coxa, caminha para as panturrilhas ou parte lateral da perna podendo chegar até a parte lateral do pé.
O QUE É PONTO GATILHO?

Com certa freqüência apesar da dor difusa e associado à dor ciática o doente refere e localiza um ponto que é mais doloroso que os outros. Este ponto é chamado de PONTO GATILHO ou "TRIGGER POINT". Um dos procedimentos comumente usados é o de injetar anestésico local, associado ou não à cortisona profundamente neste ponto, indo até a massa muscular.

Muitas vezes o doente sente um alívio bastante satisfatório.

Ponto Gatilho
DESIDRATAÇÃO DO DISCO

Outro fenômeno que acontece com o DISCO é a sua desidratação, e isto faz parte do nosso envelhecimento natural (A pele flácida e enrugada do velho é devido à sua desidratação).

A desidratação do disco faz com que ele perca altura diminuindo o espaço entre dois corpos vertebrais vizinhos. Esta alteração causa um "aperto" das estruturas vizinhas locais, proporcionando com os anos o aparecimento de bicos de papagaio entre os corpos vertebrais e nas facetas articulares além de produzir um engrossamento dos ligamentos locais.
O QUE É ESTENOSE DO CANAL?

Estes bicos de papagaio também penetram no CANAL MEDULAR diminuindo o espaço pelo qual passa a MEDULA NERVOSA. Esta diminuição da largura do canal chama-se ESTENOSE DO CANAL MEDULAR. Nestes casos a MEDULA NERVOSA FICA COMPRIMIDA, dificultando a circulação do sangue no local provocando uma série de alterações como por exemplo: forte dor lombar ao andar, obrigando a pessoa a fazer paradas constantes durante um curto percurso, cãibras noturnas, formigamentos e adormecimentos das pernas no período noturno. A ESTENOSE DO CANAL geralmente só aparece nas pessoas acima dos 70 anos, é fruto da degeneração e do desgaste das estruturas da coluna lombar e o seu tratamento de eleição quase sempre é a CIRURGIA.


A) Bicos de papagaio no Corpo Vertebral
B) Estenose do Canal
C) Bico de papagaio invadindo o Canal Medular.
O contorno do Canal está deformado.

Fonte: www.doresnascostas.com.br
Lordose Lombar
ALTERAÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL

Antes
Antes

Depois
Depois
Hipercifose

É aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior no plano sagital, podendo ser flexível ou irredutível.

Podemos classificá-la como sendo postural, Scheuermann (osteocondrose espinhal), congênita, traumática , metabólica, inflamatória - mal de Pott (TBC), tumoral e outras.

O aumento da curvatura cifótica promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e pode ocorrer déficit respiratório, por reduzir a capacidade de sustentação da coluna vertebral e também a diminuição da expansibilidade torácica.

A cintura escapular torna-se projetada à frente, com deslocamento das escápulas para baixo e para frente. A musculatura peitoral torna-se hipertônica e a dorsal hipotônica. A cabeça é projetada à frente da linha de gravidade, ocasionando uma hiperlordose cervical.

Toda hipercifose, de um modo geral, tem sua lordose compensadora, cervical e lombar, para dessa forma poder manter a sustentação do corpo mesmo que descompensada.

A cifose postural é muito comum na adolescência, tanto nos meninos como nas meninas. Estes adquirem maus hábitos no sentar, andando, estudando e até mesmo em pé. No adulto, em mulheres idosas, a cifose pode aparecer devido a osteoporose, cujas vértebras em conseqüência de uma rarefação ósseas, ficam fracas ou em forma de cunha.

Também localizamos a cifose na adolescência em meninos altos, como forma de inibir-esconder sua estatura, para não se destacar perante os colegas de mesma idade. As meninas com mamas muito grandes também adotam uma postura cifótica com o objetivo de escondê-las. No entanto, se estes adolescentes não receberem uma orientação a tempo e adequada, a cifose que inicialmente é postural, pode tornar-se estrutural.

O tratamento para cifose postural apresenta bons resultados quando ainda não temos deformidades estruturais nos corpos vertebrais e o mesmo deve ser realizado ainda na fase de crescimento da criança.

A cifose pode localizar-se na região dorsal, dorso-torácica e toracolombar. Neste último caso, encontraremos uma retificação da lordose lombar, contribuindo para a redução da mobilidade desta região.
Hiperlordose

É aumento da curva na região cervical ou na região lombar, ou seja, acentuação da concavidade cervical e/ou lombar no plano sagital. A hiperlordose lombar está associada a uma anteversão da pelve (báscula pélvica anterior) que não deve exceder a 20º, pois angulações maiores que esta, já estará caracterizando uma acentuação da lordose lombar e consequentemente um realinhamento de todas as outras curvas da coluna para uma compensação.

Estudos comprovam que a anteversão da pelve está associada a um desequilíbrio dos músculos abdominais e glúteos, que estão enfraquecidos e na musculatura lombar que se apresentará encurtada.

Já a retificação da lordose lombar, está associada a retroversão da pelve, originando uma costa plana, com diminuição da mobilidade.

A hiperlordose cervical é caracterizada pela proeminência da cabeça associada a hipercifose, caracterizando um pescoço mais alongado à frente.

A retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição da mobilidade cervical.

A hiperlordose lombar é mais encontrada em mulheres devido aos saltos altos, ginástica olímpica e a própria postura feminina.
Escolios

É um desvio assimétrico, lateral da coluna vertebral, resultado da ação de um conjunto de forças assimétricas que incidem sobre a coluna.

Possui várias classificações, são elas: Idiopática (causa desconhecida) - infantil, juvenil e adolescente, Congênita - falha na formação dos ossos e na segmentação, Neuromuscular - poliomielite, paralisia cerebral, distrofia muscular e outros, Traumas - fraturas, cirurgias e queimaduras, Fenômenos irritativos - tumores medulares, hérnia-de-disco e posturais - má postura "falsa escoliose".

O termo idiopática é usado pelos médicos para designar qualquer doença, desvio postural que tem causa desconhecida, que não apresenta nenhuma anormalidade óssea ou neuromuscular.

Uma curva escoliótica pode evoluir até 18 anos, no entanto deve ser realizado pelo médico responsável um exame que verifica a idade óssea e se ainda há crescimento. Enquanto houver crescimento a curva poderá evoluir.

A escoliose pode apresentar suas curvas em uma única curvatura ou mais.

Apresentam convexidades para a esquerda ou para a direita, abrangendo uma ou mais regiões da coluna. Quando apresentam curvas compensatórias formam um "S" ou um "S invertido". Foram definidas por Cobb como sendo Primárias (maiores - as primeiras) ou secundárias (menores - curvas de compensação). A curva primária é a que determina as alterações da estrutura óssea ligamentar, nervosa e muscular no segmento da coluna onde ela se localiza, portanto é a curva em que devemos dar maior ênfase em nossos alongamentos e exercícios de compensação.

A curva primária tende a se tornar estruturada quando não compensada no início através de alongamentos, podem tornar oblíquas as linhas horizontais do olho e da pelve, obrigando a pessoa a adotar uma posição antifisiológica para compensar essa obliquidad. A secundária, como são curvas menores e apenas de compensação são mais flexíveis e fáceis de serem corrigidas. No entanto, não podemos nos esquecer que, quanto maior a curva primária, maior a secundária.

As alterações anatômicas que podemos encontrar em uma coluna escoliótica são: rotação vertebral , saliência nas costelas, encurtamento vertebral e gibosidades.

Podemos encontrar a escoliose na região cervical, torácica, toracolombar, lombar ou abranger toda a extensão da coluna formando um grande "C".

Para sabermos se a curva da escoliose é uma curva estrutural ou funcional, fazemos uma flexão lateral contra a concavidade da curva, ou seja, uma inclinação para o lado da convexidade. Se no movimento a curva retificar, poderemos afirmar que ela é funcional, se não retificar, estrutural.
Costa Plana

É um desequilíbrio que se caracteriza pela retificação das curvas

fisiológicas, ou seja, diminuição das angulações das lordoses lombar e cervical e das cifoses dorsal e sacral. Diante deste desequilíbrio, as curvaturas responsáveis pela dissipação das forças proveniente da ação da gravidade são diminuídas, e consequentemente ocorrerá em determinados pontos da coluna, uma maior incidência de sobrecarga, ocasionando dores, perda da mobilidade e um desequilíbrio postural geral como forma de compensação.

Com a retificação das curvas surge o dorso achatado com tendência a se tornar rígido e dores dorsais refratárias.

Para este desequilíbrio, necessitamos readquirir a mobilidade, promover alívio das dores, e aumento das curvas fisiológicas.