sábado, 20 de fevereiro de 2010

Glândula-mãe ou Hipófise


A glândula pituitária ou hipófise é uma glândula, situada na sela túrcica (uma cavidade óssea localizada na base do cérebro), que se liga ao hipotálamo através do pedúnculo hipofisário ou infundíbulo. A hipófise é uma glândula endócrina que produz vários e importantes hormônios, por isso antigamente era reconhecida como glândula-mestra do sistema nervoso. Hoje sabe-se que grande parte das funções dessa glândula são reguladas pelo hipotálamo.

Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha, pesando de 0,5 a 1 grama.

É fisiologicamente dividida em duas partes: o lobo anterior da Hipófise (adenohipófise) e o lobo posterior (neurohipófise). A adenohipófise é originária de células epiteliais de revestimento, enquanto neurohipófise possui origem nervosa.

A hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.

A hipófise é dividida em dois lados: o anterior (adenohipófise) e o posterior (neurohipófise).
[editar] Hipófise posterior (neurohipófise)

Ver artigo principal: Neurohipófise

O lado posterior ou neurohipófise é ligado à parte do cérebro chamada de hipotálamo através do infundíbulo. Os hormônios são feitos nos corpos celulares dos nervos posicionados no hipotálamo, e estes hormônios são então levados pelos axônios das células nervosas em direção à hipófise posterior.

Os hormônios secretados pela hipófise posterior são

* Oxitocina que vem do núcleo paraventricular do hipotálamo
* Hormônio antidiurético (ADH - também conhecido como vasopressina e AVP, arginina vasopressina), que vem do núcleo supraóptico do hipotálamo

[editar] Hipófise anterior (Adenohipófise)

Ver artigo principal: Adenohipófise

O lobo anterior é derivado do ectoderma oral e é composto de epitélio glandular. Através da conexão vascular da hipófise anterior com o hipotálamo, o hipotálamo integra sinais estimulatórios e inibitórios centrais e periféricos para os cinco tipos fenotipicamente distintos de células da hipófise.

Os hormônios da hipófise anterior, e os hormônios hipotalâmicos que modulam (são inibidores ou liberadores) a sua secreção estão listados abaixo, junto com seus tipos celulares associados.