segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Natureza em equilíbrio ?

Para manter a rotina de consumo nas cidades, ecossistemas naturais são destruídos para ceder espaços à agricultura e pastagens para o gado.
O desmatamento, além de contribuir para o aumento do aquecimento global, também está diretamente relacionado a quedas bruscas na biodiversidade do planeta.
Muito se afirma que apesar de tem existido períodos de desequilíbrios ecológicos e extinção de espécies ao longo da história da Terra, nenhum deles ocorreu de forma tão rápida e intensa quanto agora.
Nós, seres humanos, fazemos parte da natureza assim como os outros organismos; no entanto, nem sempre contribuímos para seu equilíbrio.

Levedura

O termo levedura é usado para designar fungos microscópicos, como o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo transforma o açúcar do malte em cerveja, mas também é usado para transformar o açúcar da uva em vinho e o da cana-de-açúcar em aguardente.

Curisidade - Bactérias

Uma bactéria que se divide a cada quinze minutos dará origem em duas horas a 256 bactérias iguais. Isso significa que, em seis horas poderá formar mais de 15 milhões de clones !

O cigarro e o sistema respiratório

As substâncias tóxicas contidas no cigarro destroem os macrófagos e as células do tecido pseudociliado da traqueia, que são substituídas por outro tipo celular.
Os pulmões do fumante ficam mais vulneráveis a infecções e o sistema respiratório passa a produzir muco para protege-los; ocorre uma inflamação crônica das paredes dos brônquios, como reação ao contato constante com as substâncias contidas no cigarro, causando a bronquite crônica. O excesso de muco pode causar tosse e dificuldade de respirar. É comum em pessoas que fumam há muitos anos o rompimento de alvéolos pulmonares, causando diminuição da capacidade respiratória e caracterizando o enfisema pulmonar.
E além disso, várias substâncias contidas nos cigarros são cancerígenas e podem alterar o ritmo de divisão das células, originando tumores.