sábado, 12 de dezembro de 2009

Saúde


TECNOLOGIA E SAÚDE PERFEITA

Desde os primórdios de nossa criação evoluímos de um organismo unicelular para uma criatura de potencial ilimitado.Hoje, nos encontramos no limiar de descobertas cada vez mais ousadas. Porém, na natureza, tudo é precedido pela descoberta que se dá dentro da mente humana.Podemos dizer que a qualidade de nossa mente é diretamente proporcional à qualidade do mundo que construímos. O médico Deepak Chopra, 2004, p. 129, diz que "a tecnologia criada para o lazer vem do desejo de deixar o corpo confortável e as pesquisas surgem da insatisfação pelas limitações". Afirma ainda que "todo desejo encontra um meio de se realizar, porque desejo e ação, surgem ao mesmo tempo".

Hoje desejamos saúde perfeita e longevidade. Mas, o que precisamos descobrir para alcançar esse fim? No passado, voltamos nossa atenção para a tecnologia médica e foram obtidos excelentes resultados. Foram erradicadas diversas doenças infantis; aprendeu-se a evitar a dor e com isso foram abertos campos para as técnicas cirúrgicas modernas, entre outras conquistas, que ajudou a prolongar a vida humana. Se nossa sociedade ainda padece de males físicos, talvez seja necessário, então, voltar à atenção para outro fato.

Vale lembrar um fato facilmente observável é que há pessoas que conseguem viver mais e melhor. O psicólogo e pesquisador Abraham Maslow, estudou indivíduos bem sucedidos, pessoas que tinham inegável capacidade de pensar, escrever, pintar ou administrar grandes corporações. Ele estava interessado no "homem interior". Marlow percebeu que aquelas pessoas eram muito mais saudáveis, felizes e sábias do que o normal. Eram abertas para a vida e tinham certeza de criar o próprio destino. Esses indivíduos acreditavam no valor do self.

Denota, então, que sempre quando deparamos com um obstáculo externo, devemos primeiramente, buscar a solução dentro de nós mesmos.

O mais importante é se encararmos de maneira positiva, nosso corpo e nossa mente trabalharão juntos para manter a saúde. Nas palavras de Marlow, "esse tipo de indivíduo sabe intuitivamente o que é bom para ele. As decisões que toma espontaneamente têm a mesma eficácia que teriam se fossem planejadas".

Esses indivíduos têm em comum a crença de que criam alguma coisa. Que o mundo material não lhes oferece nenhum prazer que se iguale aos instantes de "êxtase", nos quais experimentam a liberdade interior e a criatividade. Esses momentos especiais acontecem em quantidade suficiente para torná-las seres humanos extraordinários. De acordo com Marlow, além de criativos e alegres esses são instantes de perfeita saúde.

Conclui-se que quando a sociedade se elevar ao nível das melhores pessoas que já produziu, a saúde perfeita se tornará uma realidade. É correto afirmar que, não progrediremos enquanto não admitirmos que há um plano superior à vida comum. Todos têm a possibilidade de atingir um plano superior sem esforço nem sacrifício.

Para tal é preciso pouco mais que mudar o conceito de normalidade. Como diz Marlow:"é preciso apenas aprender a controlar os momentos de êxtase, para que eles aconteçam todos os dias". Marlow descobriu que os indivíduos sintonizados com o seu self se dispõem a aceitar o mundo e tendem a se sentir desligados das próprias reações.

Se nos envolvermos demais com as próprias dificuldades, todo o resto desaparecerá. Ao contrário, se aceitarmos como um fato da vida e acreditarmos que tudo acabará dando certo, um mundo mais amplo abrir-se-á diante de nossos olhos.

Para ser um expert em qualquer assunto, é necessário muito estudo e treinamento. E para vivermos em êxtase permanente e encontrarmos o estado de perfeita saúde, não fugirá à regra. Termino essa mensagem com um questionamento: Como evoluirmos permanentemente em busca da saúde perfeita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário