Google+ Followers

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Gene pool


O pool de genes ou pool genético de uma espécie ou população traduz-se no conjunto completo de alelos únicos que podem ser encontrados no material genético de cada um dos organismos vivos de tal espécie ou população.

1 Grupo genético ou Reservatório gênico. Totalidade dos genes presentes em uma determinada população de um organismo de reprodução sexuada, em um determinado momento. Quando relacionado aos recursos genéticos vegetais, geralmente, o conceito aplica-se aos membros de populações de uma mesma espécie com fertilidade comum maior devido ao relacionamento filogenético, mas situações desviantes podem ocorrer com a fertilidade comum atingindo outras espécies e até mesmo gêneros.

Conjunto de todos os genes de uma espécie. Segundo Richard Dawkins, os genes competem uns com os outros na "pool genética". A "pool genética" dos chimpanzés está isolada da "pool genética" do homem porque não há circulação dos genes de uma espécie para a outra. Por isso, os genes do homem não competem com os do chimpanzé.

É necessário encontrar uma expressão simples em português para "gene pool". Algumas possibilidades:

* banco de genes
* conjunto de genes [de uma população]
* espaço genético
* piscina genética
* tanque genético
* variação genética
* acervo genético
* repertório genético
* património genético