quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Acetilcolina


A acetilcolina -ACh - foi o primeiro neuro-transmissor descoberto. Possui um papel fundamental tanto no sistema nervoso central (SNC) - constituído pelo encéfalo e pela medula raquidiana - no qual está envolvida na memória e na aprendizagem, como no sistema nervoso periférico (SNP) - do qual fazem parte o sistema nervoso somático (SNS) e pelo sistema nervoso autônomo ( SNA). É um éster do ácido acético e da colina, cuja ação é mediada pelos receptores nicotínicos e muscarínicos. Apresenta uma massa molar de 146,2 g/mol e sua fórmula química é CH3COOCH2CH2N+(CH3)3.

É o único neurotransmissor utilizado no sistema nervoso somático e um dos muitos neurotransmissores do sistema nervoso autônomo (SNA). É também o neurotransmissor de todos os gânglios autônomos.

No sistema nervoso somático, a contração muscular acontece devido à liberação da acetil-colina pelas ramificações do neurôio ( axônio).

No sistema nervoso autônomo, os nervos simpáticos também produzem a acetilcolina, além da noradrenalina, diferentemente do parassimpático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário