Google+ Followers

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pintagol


Pintagol

Considerações sobre os Pintagóis
Pintagol Azul – Como obtê-lo?
O artigo abaixo tem por finalidade dar algumas informações técnicas sobre acasalamentos entre Pintassilgos e Canárias para obtenção de Pintagóis cinzas. A tradição entre os passarinheiros que se dedicam à hibridação é que deve-se utilizar Canárias Brancas para obtenção destes desejados e belos pássaros. O comportamento dos fatores Branco Recessivo(BR), Branco Dominante(BR DO), Albino(AL) e Albino Dominantes(AL DO) serão demonstrados nas linhas que se seguem. Serão dadas informações adicionais com relação ao fator enzima que está relacionado à pigmentação melânica.

Branco Recessivo (BR)
A cor BR é um fator recessivo autossomal (não ligado ao sexo) e como todo fator recessivo necessita para obter-se individuos puros que cruzemos pelo menos dois portadores de tal fator. Nesse caso, não nascem pintagóis cinzas(técnicamente azuis) somente pelo fato de ser cruzado uma canária BR porque esse fator não faz parte do patrimônio genético dos pintassilgos. Uma possibilidade de nascerem é introduzirmos esse fator no patrimonio genético do pintassilgo ou que naturalmente, por mutação, apareça um fator análogo à esse nos pintassilgos. Outra possibilidade é utilizarmos os filhotes F1 do cruzamento pintassilgo x canária branca. Pois, os filhotes F1 serão portadores de recessivo. Esse tipo de cruzamento não é utilizado pelos criadores pois, muitos alegam que os F1, em muitos cruzamentos são estéreis ou que a taxa de fertilidade é baixa e portando não valeria a pena. O comportamento genético do BR é demonstrado na tabela abaixo:

Macho
Fêmea
Prole

BR
BR
100% BR

PORTADOR
BR
50% BR e 50% PORTADORES

BR
PORTADORA
50% BR e 50% PORTADORES

PORTADOR
PORTADORA
25% BR , 50% PORTADORES e 25% NÃO PORTADORES




Branco Dominante (BR DO)
O fator Branco Dominante(BR DO), como o próprio nome diz, é um fator que domina o lipocromo(cor de fundo amarela ou vermelha) mas, não elimina totalmente restando na gordura do corpo e na plumagem, preferencialmente, apenas incrustrações de lipocromo nas remiges do pássaro. O comportamento é demonstrado na tabela abaixo, tomando por base o cruzamento com pássaros de cor de fundo amarela.

Macho
Fêmea
Prole

BR DO
AMARELA
50% BR DO e 50% AMARELOS

AMARELO
BR DO
IDEM




Portanto, num cruzamento entre uma canária BR DO e um pintassilgo, teremos 50% de pintagóis fundo amarelo e 50% Azuis Dominantes. Para obter-se pintagois azuis dominantes pode-se usar qualquer canária de fundo BR DO, como seguem abaixo alguns exemplos:


Azul Dominante(AZ DO)
Canela Prateado Dominante(CN PR DO)
Agata Prateado Dominante(AG PR DO)
Isabelino Prateado Dominante(IS PR DO)

Além logicamente das tradicionais canárias brancas dominantes. A vantagem da utilização de canárias de cor escura é que tendemos à aumentar a aceitabilidade por parte dos pintassilgos. Também aumenta essa aceitabilidade utilizarmos canárias de médio para pequeno porte.

Albino(AL)
O comportamento dos albinos(AL) é análogo ao BR e dos Albinos Dominantes é análogo aos BR DO, no que diz respeito à cor de fundo branca e branca dominante. Porém, o dito albinismo nos canários não é realmente albinismo. Pois, o albinismo é também um fator autossomal recessivo e portanto, como já dito, necessitaríamos de pelo menos dois portadores para obtenção de um indivíduo albino real. A cor vermelha dos olhos dos canários é dada por um fator sexo-ligado, chamado acetinado ou satinee. Esse fator originalmente apareceu nos canários de linha escura e depois, por cruzamento e seleção transferido para a linha clara, gerando os Albinos(Brancos de olhos vermelhos), Lutinos(amarelos de olhos vermelhos) e Rubinos(vermelhos de olhos vermelhos). O que criou-se foi uma fenocópia dos canários albinos reais. Se utilizarmos canárias albinas dominantes AL DO, obteremos o mesmo resultado do BR DO porém, os machos F1 seriam portadores do fator acetinado. Se for possível utilizarmos os machos F1 com canárias albinas poderíamos obter machos e fêmeas de olhos vermelhos. Abaixo o comportamento do fator acetinado(AC) nos albinos:

Macho
Fêmea
Prole

AC
AC
100% AC

PORTADOR
AC
50% AC Machos e Fêmeas, 25% Fêmeas normais e 25% machos portadores

PORTADOR
NORMAL
25% Fêmeas AC, 25% Fêmeas Normais, 25% machos portadores e 25% machos não portadores

NORMAL
AC
50% Fêmeas Normais e 50% Machos Portadores


Fator Enzima (E)
Existe também um outro fator envolvido quando pensamos em canários de linha clara(BR e BR DO ou AL e AL DO ou Amarelo ou vermelho). Esse fator é chamado de fator enzima(E) e é responsável pela depósito de pigmentos melânicos na plumagem da ave e demais tecidos. Isso explica o depósito de pigmentos melânicos nos pés, unhas, patas e bicos de mauitas aves. O fator enzima original, em homozigose, propicia esse depósito de pigmento melânico na plumagem e demais tecidos. O seu alelo mutado(e) quando em homozigoze faz com que o pigmento melânico não seja depositado na plumagem e demais tecidos mas, não afeta o lipocromo(cor de fundo amarela ou vermelha). Quando acontece a heterozigose desses genes, ou seja, um indivíduo E/e, o resultado é um pássaro pintado. Isso explica o aparecimento de pintagóis pintados em nossas gaiolas. Segue na tabela abaixo o comportamento do fator enzima.


Fator
Prole

E/E
100% Melânicos

e/e
100% Não Melânicos

E/e
100% Pintados


Conclusão
Levando-se em consideração que quando utilizamos Canárias albinas(AL ou AL DO) temos pelo menos três fatores envolvidos portanto, o leque de possibilidades aumenta. Aumentando consideravelmente as possibilidades de novas cores para os híbridos obtidos. Para obtermos Pintagóis de plumagem exclusivamente escura devemos usar também preferencialmente canárias de linha escura, como no exemplos dados acima. Acredito que deveríamos, impulsionar o hibridismo em nosso país, pensando na variedade de raças e cores que poderíamos desenvolver à exemplo do ocorrido com os canários. Poderíamos transferir fatores de um a outro e assim criarmos pássaros sensacionais.

Glossário:
BR - Branco
BR DO - Branco Dominante
AL - Albino
AL DO - Albino Dominante
AC - Acetinado ou satinee
Homozigose - par de genes alelos iguais
Heterozigose - par de genes alelos diferentes
Pigmento Melânico - pigmento negro ou marrom que colore a plumagem e outros tecidos do corpo
Fator enzima - fator responsável pelo depósito do pigmento melânico
Híbrido - produto do cruzamento de indivíduos de espécies diferentes

05/maio/2003.
J.Bernardino.
Consultor Técnico COBRAP – www.cobrap.org.br
Membro do grupo - Sítio dos Carduleis - carduelis@grupos.com.br

Escrito por José Bernardino, em 2/9/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário