quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mangueira


Árvores do Bosque : Mangueira
Nome Popular : Mangueira
Nome Científico : Mangifera indica
Sinonímea :

Origem : Índia.
Família : Anacardiaceae
Altura : até 12 metros.

Finalidade : frutos comestíveis, árvore ornamental e produtora de sombra. Os frutos podem ser consumidos "in natura" ou em sorvetes e doces.

Finalidade terapêutica : o cozimento das cascas da árvore combate cólicas estomacais, a resina do tronco é depurativa, o suco feito de galhos novos é usado para combater diarréias crônicas, as folhas novas são antiasmáticas.

Curiosidades : I a mangueira foi amplamente disseminada na cidade de Belém no final do Século XIX e princípio do Século XX, razão pela qual esta se tornou conhecida como "cidade das mangueiras" e a cultura local apelidou o seu estádio de futebol de "Mangueirão". Hoje se discute muito sobre a conveniência do seu plantio, uma vez a cidade hoje está na maioria das ruas ornadas com mangueiras asfaltada e com o calçamento d cimento causando problemas recíprocos entre o sistema radicular das árvores e o referido calçamento, além de que a mudança da cidade, com o progresso industrial brasileiro e conseqüente número de carros, pode causar estragos ou acidentes a quando da queda dos frutos. A população entretanto não aceita que nas áreas onde um exemplar tem que ser substituído não seja muda de mangueira o vegetal substituto, e II: também na cidade do Rio de Janeiro pode-se observar a presença histórica desta árvore, pois ela deu o nome a uma das suas maiores favelas/bairros, e depois a uma das grandes escolas de samba do Brasil, a "Estação Primeira da Mangueira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário