quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Giardíase


A giardíase, também conhecida por lambliose, é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia. Ele pode se apresentar em forma de cisto ou trofozoíto, sendo que a primeira é a responsável por causar diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais no hospedeiro (cão, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graças às toxinas que libera. Essas manifestações podem gerar um quadro de deficiência vitamínica e mineral e, em crianças, pode causar a morte, caso não sejam tratadas.

Ocorre em todo o mundo, mas é mais frequente em regiões onde as condições sanitárias e de higiene são precárias.

Os protozoários são transmitidos pela ingestão dos cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água, alimento ou mesmo nas mãos e objetos que entraram em contato com ela. Moscas e baratas podem transportá-los. No estômago, dão origem aos trofozoítos. Esses colonizam o intestino delgado, se reproduzem e seus descendentes, após sofrerem processo de encistamento, são liberados para o exterior do hospedeiro, quando este defecar. O período de incubação é entre uma e quatro semanas e a infecção pode ser assintomática.

O diagnóstico é feito via exame de fezes ou, em casos raros, biópsia de material duodenal. A prevenção é feita adotando-se hábitos de higiene, como lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas, brincar com animais e antes de comer ou preparar alimentos; ingerir unicamente água tratada; higienizar os alimentos antes do consumo e cura dos doentes. Vale lembrar que o cloro não mata os cistos e que, portanto, alimentos ou água tratados unicamente com cloro não impedem a infecção por este protozoário.

O tratamento pode ser feito com uso de fármacos receitados pelo médico. Adultos que têm contato mais próximo com crianças e pessoas que trabalham no setor alimentício devem se afastar de suas funções até a cura total.

Um comentário:

  1. Descrevendo por experiência própria, pois com três filhas dentro de casa... a Giardíase também se tornou de certa forma um menbro da família, rsrs...
    Até dois terços das pessoas infectadas com este parasita não tem qualquer sintoma. Quando os sintomas aparecem, eles podem surgir de repente e serem óbvios ou podem piorar lentamente. Tipicamente, os sintomas iniciam de 1 a três semanas após a pessoa ter sido exposta e incluem:

    ● Diarréia aquosa

    ● Cólicas

    ● Inchaço (distensão abdominal)

    ● Náuseas, com ou sem vômitos

    ● Gases

    ● Fezes que flutuam ou que são extraordinariamente com mau cheiro

    ● Perda de peso

    ● Intolerância ao leite e aos laticínios na dieta, que não existia antes

    ● Febre baixa

    ● Perda de apetite

    Alguns dos sintomas podem levar vários meses ou mais para começar porque são causados por mudanças graduais no revestimento do intestino. A Giárdia lamblia interfere com a capacidade do corpo de absorver as gorduras, assim as fezes podem ser mais gordurosas durante o período da infecção de Giárdia. Isto explica por que as fezes podem flutuar e têm mal cheiro.

    ResponderExcluir