sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carboidratos

Conceitos sobre carboidratos



Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza.

Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono"

Os carboidratos mais simples que existem, são: a GLICOSE E A FRUTOSE .


Obs: Todos os sacarídeos sejam eles mono, di ou polissacarídeo podem ser escrito na forma: Cm(H2O)n. .


Funções dos CARBOIDRATOS

Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: Fonte de energia,Reserva de energia, Estrutural ,Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas

A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis.

Os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do ser humano.Fornece energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue e batimentos do coração), externos (caminhar, trabalhar, fazer esforço) e calor para manter a temperatura do corpo. Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fortalecimento da maior parte de energia necessária para o corpo realizar suas atividades normais como trabalhar e caminhar.

Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância

O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado, músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

Quimicamente, como poli-hidróxi-cetonas (cetoses) ou poli-hidróxi-aldeídos), ou seja, compostos orgânicos com, pelo menos três carbonos onde todos os carbonos possuem uma hidroxila, com exceção de um, que possui a carbonila primária (grupamento aldeídico) ou a carbonila secundária (grupamento cetônico).

Escrito por ACDM às 19h18
Exemplos de CARBOIDRATO

São alimentos ricos em carboidratos:
cereais
pães
farinhas
mandioca e batata
doces
frutas.

Exemplo de Carboidratos energéticos:

Escrito por ACDM às 19h15


CLASSIFICAÇÃO

Carboidratos Simples: são os que possuem absorção mais rápida fornecendo ao organismo uma forma de energia mais rápida.

Carboidratos Complexos: Que para serem absorvidos e transformados em fonte de energia deve ser primeiramente quebrados em carboidratos simples. Como representantes desse grupo temos: massas, pães, cereais, grãos.

MONOSSACARÍDEOS (C6H12O6)

Þ Frutose: *Conceito: A frutose é uma cetose encontrada em vários sucos de frutas e também no mel. É o açúcar de sabor mais doce que se conhece.

*Como é conhecida: Levulose ou Açúcar das Frutas.

Þ Galactose: Não é encontrada na natureza na forma livre de um monossacarídeo. Sua ocorrência mais importante se dá no Leite.

Þ Glicose: *Conceito: Trata-se do mais comum dos açucares com seis carbonos na molécula e também a única aldose que é comumente encontrada na natureza na forma de monossacarídeo. *Como é conhecida: Dextrose, Açúcar do Sangue ou Açúcar das Uvas.

*Curiosidades: Industrialmente a glicose é produzida por meio de hidrólise (quebra sob a ação da água).

DISSACARÍDEOS (C12H22O11)

Þ Lactose: É o açúcar presente no leite. Suas moléculas são formadas pela combinação de uma molécula de glicose com outra de galactose:

Þ Maltose: Está presente no MALTE. *Utilização: É utilizada na produção de algumas bebidas alcoólicas, como a cerveja e o uísque. *Produção: Durante a produção do Malte, o amido presente nos grão dos cereais sofre hidrolise total ou parcial, dando origem a unidades menores: moléculas de glicose (monossacarídeo), maltose (dissacarídeo) e dextrinas (formada por dezenas de moléculas de glicoses unidas). *Como é conhecida: Açúcar do Malte.
Escrito por ACDM às 19h11

Þ Sacarose: *Conceito: Encontrado em muitos vegetais e suco de fruta, cada uma de suas molécula é formada pela a união de uma molécula de glicose e outra de frutose:*Como é conhecido: Açúcar de Cana, Açúcar de Mesa ou Açúcar de Beterraba. *Curiosidade: No Brasil, a produção é feita a partir da Garapa, o caldo obtido pela moagem da cana-de-açúcar. Em muitos paises, a sacarose é fabricada a partir da Beterraba.


POLISSACARÍDEOS


Þ Amido: *Conceito: O amido é uma longa molécula formada pela união de muitas moléculas de glicose. Ele pode ser representada pela formula ( C6H10O5)n e não possui sabor doce e ele pode ser facilmente testado utilizando-se uma solução de iodo.

Þ Glicogênio: *Conceito: O excedente de glicose que passa para o sangue após uma refeição não permanece nele – caso contrário, o individuo entraria em hiperglicemia. Esse excedente é armazenado nos músculos e no fígado, na forma de outro polissacarídeo de alfa- glicose, denominado de GICOGÊNIO.

Þ Celulose: *Conceito: É um polissacarídeo de beta-glicose e um importante material estrutural que forma a parede das células vegetais. *Curiosidade: Estima-se que cerca de 50% da matéria orgânica existente em nosso planeta corresponde à celulose. Ela não é digerida pelo organismo humano, que não possui enzimas digestivas com tal finalidade. A celulose presente na madeira usada para a fabricação de papel, no algodão é utilizada na fabricação de fibras têxteis industriais destinada a confecção de roupas, cortinas e sacarias

Escrito por ACDM às 19h08
CURIOSIDADE SOBRE O ETANOL

A Produção de Etanol por Fermentação

A produção do álcool a partir da cana-de-açúcar começa com a moagem. O caldo de cana obtido (garapa) é deixado, então, por cerca de 24 horas em tanques contendo fermento, constituído por micro organismos que se encarregam de executar a transformação de açúcar em álcool etílico.

A primeira etapa é a hidrolise, e a segunda é a denominada fermentação alcoólica.

Muitas outras reações acontecem, e o caldo adquire um odor desagradável. O álcool produzido está misturado com a água e muitas outras substancias e por meio de destilação fracionada o álcool é separado dos demais componentes.

O resíduo pastoso e mal cheiroso que sobra após a destilação é conhecido como Vinhoto ou Vinhaça. Quando jogado nos rios, constitui uma grave fonte de poluição. Pode, no entanto, ser aproveitado como adubo ou na produção de biogás. O bagaço da cana, por sua vez, pode ser aproveitado para alimentação do gado ou sofrer secagem, e ser aproveitado como combustível, movendo turbinas e gerando eletricidade
Escrito por ACDM às 19h07

09/07/2005

Função Dos Carboidratos
ENERGÉTICA: Os Carboidratos são os principais produtores de energia sob a forma de ATP; ESTRUTURAL: a parede celular dos vegetais é constituída por um carboidrato polimerizado que é a CELULOSE, os insetos contém a QUITINA e as celulas animais possuem uma série de carboidratos circulando na membrana plasmática; RESERVA ENERGÉTICA: Essa reserva de Energia pode se encontrar nos vegetais (AMIDO), nos animais (GLICOGÊNIO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário