quinta-feira, 11 de julho de 2013

Questões de Biologia

1:As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:
a) consumidores primários b) consumidores secundários c) consumidores terciários d) decompositores e) parasitas
resposta:A
2:Uma equipe de pesquisadores de vários países desenvolveu um tomate transgênico que contém três vezes mais betacaroteno que o fruto comum. O betacaroteno é uma substância que o corpo transforma em determinada vitamina. A falta dessa vitamina está associada a problemas do coração, da visão e de alguns tipos de câncer. Segundo a UNICEF, até 2 milhões de crianças com menos de quatro anos deixariam de morrer anualmente se ingerissem mais a referida vitamina. Adaptado de "O GLOBO". Rio, 29 de maio 2000.
O texto refere-se à vitamina a) A. b) B6. c) C. d) D. e) B1.
resposta:A
3:Um pesquisador determinou as variações nas concentrações de ADN ao longo do tempo, em células do ovário e do epitélio intestinal de um animal. As variações na quantidade de ADN em cada célula nos dois casos estão registradas nas figuras 1 e 2.
Qual das figuras (1 ou 2) corresponde às células do ovário e qual corresponde ao epitélio intestinal. Justifique.
resposta:A figura 1 corresponde ao epitélio intestinal, pois a quantidade de ADN inicialmente é duplicada e volta ao valor inicial, caracterizando uma divisão celular por mitose. A figura 2 corresponde às células do ovário, pois a quantidade final de ADN é igual à metade da quantidade inicial, indicando a ocorrência da divisão celular por meiose.
4:O esquema a seguir ilustra o processo de segmentação e clivagem em
Fonte: AMABIS e MARTHO. "Curso Básico de Biologia". 1985.<> a) mamíferos. b) anfíbios. c) anfioxo. d) aves. e) répteis.
resposta:B
5:São tecidos originados do mesoderma:
a) cartilaginoso, epidérmico, muscular e nervoso. b) sangüíneo, ósseo, cartilaginoso e muscular. c) nervoso, muscular, epidérmico e sangüíneo. d) muscular, ósseo, cartilaginoso e epidérmico. e) epidérmico, nervoso, sangüíneo e ósseo. resposta:B

Nenhum comentário:

Postar um comentário