quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O maior Tsunami . Será em 2012 !!

Tsunami, a Onda da Morte


Tsunami, significa onda gigante em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos. São ondas gigantescas com alto poder destrutivo quando chegam na região costeira. Causadas por terremoto, deslizamento de terras, vulcão submarino em atividade ou até mesmo pela explosão de uma bomba atômica na superfície do mar.


Normalmente possuem um comprimento de onda que varia de 130 a 160 quilômetros podendo atingir até 1.000 quilômetros, período de 15 minutos até 2 horas e se deslocam em velocidades maiores que 360 nós (650 Km/h), alcançando até 480 nós (890 Km/h). Em águas profundas, sua altura não atinge mais que 1 metro, não sendo portanto percebidas devido ao seu grande comprimento. Como qualquer onda, quando entram em águas rasas têm sua velocidade e comprimento reduzidos e altura aumentada, podendo alcançar dezenas de metros.


Aos Tsunamis são atribuídos diversos marcos históricos como:

As extinções do Quaternário, quando 70% das espécies de grandes mamíferos tornaram-se extintas: mamutes, tigres de dente de sabre, ursos da caverna, preguiças gigantes etc.. E o homem de cro-magnon e o homo erectus.
Diversos estudiosos atribuem aos Tsunamis, a extinção de Atlântida, o continente perdido. Diz a lenda, contada por Platão e outros, que os Atlantes eram um povo altamente desenvolvido, que dominavam diversas tecnologias. Atlântida foi engolida pelo mar ao jogarem uma Bomba de H dentro do vulcão Krakatoa, que explodiu com uma violência enorme, causando imenso tsunami que gatilhou o fim da Idade do Gelo.


Previsões afirmam que no fim de 2012 vai acontecer um Tsunami avassalador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário