sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

DNA - recombinante


DNA recombinante (rDNA) é uma seqüência de DNA artificial que resulta da combinação de diferentes seqüências de DNAs. Essa técnica surgiu a partir da Engenharia genética.
[editar] Histórico

No ano de 1944 o pesquisador Oswald T. Avery, enquanto estava pesquisando a cadeia molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA), descobriu que este é o componente cromossoma|cromossômico que transmite as informações genéticas e que este é o principal constituinte dos genes.

Em 1961 os pesquisadores François Jacob e Jacques Monod estudaram o processo de síntese de proteínas nas células de bactérias e descobriram que o principal responsável por essa síntese é o DNA.

Em 1972 o pesquisador Paul Berg realizou a primeira experiência bem sucedida onde foram ligadas duas cadeias genéticas diferentes: ele ligou uma cadeia de DNA animal com uma cadeia de DNA bacteriana.

No ano de 1978 os pesquisadores Werner Arber, Daniel Nathans e Hamilton O. Smith ganharam o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina por terem isolado as enzimas de restrição que são enzimas normalmente produzidas por bactérias e que são capazes de cortar o DNA controladamente em determinados pontos levando à produção de fragmentos contendo pontas adesivas que podem se ligar a outras pontas de moléculas de DNA que também tenham sido cortadas com a mesma enzima. Juntamente com a ligase, que consegue unir fragmentos de DNA, as enzimas de restrição formaram a base inicial da tecnologia do DNA recombinante.
[editar] Utilização

Esta técnica tem sido cada vez mais desenvolvida e é usada com muitas finalidades. Algumas destas finalidades são:

* A produção da insulina, os interferonas, a interleucina.
* A produção de algumas proteínas do sangue: a albumina e o fator VIII.
* A produção do hormônio do crescimento.
* A produção de alguns tipos de ativadores das defesas orgânicas para o tratamento do câncer, como o fator necrosante de tumores.
* A criação de vacinas sintéticas contra: malária e hepatite B.
* A criação e desenvolvimento de biotecnologias para a pesquisa segura de substâncias cuja manipulação envolve alto risco biológico: vacinas que se preparam com vírus infecciosos, onde pode existir o risco de vazamento incontrolado.
* Teste de paternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário