quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Biodiesel


O biodiesel é um combustível biodegradável produzido a partir de fontes renováveis em diversos processos de fabricação como o craqueamento que quebra as moléculas a partir de altas temperaturas que, quebra moléculas e forma misturas e compostos; a esterificação que é a reação química entre um ácido carboxílico e um álcool que produzem éster e água ou a transesterificação que consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o etanol ou metanol, sendo este o mais usado.

Foi criado com a finalidade de substituir o diesel a fim de diminuir a quantidade de poluentes liberados na atmosfera. Além disso, o biodiesel é um ótimo lubrificante, aumenta a qualidade do motor, possui baixo risco de explosão, não libera resíduos no motor, aceita misturas com o diesel, absorve menor quantidade de oxigênio, é constituído por carbono neutro capturado pelas plantas, é econômico e gera empregos nas áreas rurais e urbanas.

As fontes usadas para originar o biodiesel são: gorduras animais, óleos vegetais de mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão, soja, canola e outros.

Um comentário:

  1. “A qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente.”(John Ruskin)

    ResponderExcluir